terça-feira, 21 de agosto de 2007

Filosofando Sadomasoquismo

Quando falamos em sadomasoquismo precisamos, em primeiro lugar, pesquisar, pelo menos um pouquinho, a respeito de Sade e Masock.Donatien-Alphonse-Françóis, conde de Sade, mas conhecido como Marquês de Sade, nasceu em Paris em 1740.

Tendo estudado no Liceu Louis-le-Grand, Sade se tornou capitão de cavalaria depois da guerra dos 7 anos. Aos 23 anos foi condenado à morte por praticar perversão sexual e tortura por prazer, numa jovem aldeã, mas foi indultado. Repetiu esses excessos outras vezes, mas sempre conseguiu fugir até que, aos 37 anos, foi preso e passou o resto da sua vida entre a prisão e o hospício. Preencheu o seu tempo escrevendo suas peças, apresentando-as com os próprios loucos como atores. Sade fez do erotismo o ponto central de sua visão do mundo. Faleceu no hospício de Charenton, perto de Paris, em 2 de dezembro de 1814.

Apesar de tudo, após sua morte, foi muito prestigiado por escritores conceituados. Suas mais conhecidas obras foram: Os 120 dias de Sodoma; Justina ou as Desgraças da Virtude; Julieta ou as Propriedades do Vício e A Filosofia de Alcova.

Por Márcia Yáskara Guelpa
Matéria Completa: http://gonline.uol.com.br/site/arquivos/estatico/gnews/gnews_filosofando_11.htm






Nenhum comentário: